O que importa para o aprendizado escolar


Ingresso e promoção dos alunos

As pesquisas podem ajudar na formulação de políticas de ingresso e promoção dos alunos que impactem mais o aprendizado de crianças e adolescentes?

Idade de ingresso na escola
Na literatura científica, existem evidências sobre os efeitos positivos do ingresso de uma criança na escola antes dos 6 anos de idade. Mas o número de estudos existentes é limitado, não sendo possível afirmar qual o impacto dessa política sobre o aprendizado dos alunos.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Sistema de promoção e avaliação dos alunos
Quem aprende mais: o aluno que repete de ano ou aquele que passa, mesmo sem ter domínio dos conteúdos dos anos anteriores? Que escolas promovem maior aprendizado aos seus alunos: aquelas em que a nota mínima para aprovação é alta ou as outras, nas quais o rigor na pontuação é menor? Testes padronizados ao final do Ensino Médio estimulam os alunos a estudar mais? Estudos indicam que os efeitos não são os mesmos para todos os grupos, nem para todos os anos escolares, e podem variar de acordo com a composição da turma, por exemplo.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
versão para impressão versão para impressão

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br