O que importa para o aprendizado escolar


Autonomia financeira, calendário, remuneração e concorrência

Quais as políticas educacionais mais eficientes para o aprendizado dos alunos?

Autonomia financeira da escola
Garantir autonomia financeira às escolas impacta o desempenho dos alunos? Apesar de uma parte da literatura científica achar que não, alguns estudos encontram um impacto positivo, embora pequeno.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Calendário escolar
A exposição do aluno ao conhecimento, ao longo do ano letivo, está relacionada ao planejamento e ao cumprimento do calendário escolar. Para que os alunos aprendam o conteúdo previsto para o ano no qual estão matriculados, é preciso garantir o mínimo de horas letivas obrigatórias, a presença do professor em sala de aula e a criação de oportunidades de recuperação e reforço ao longo do ano para alunos que necessitem. Estudos indicam que alunos que frequentam essas aulas fora do período letivo apresentam um desempenho acadêmico melhor do que aqueles que, apesar de precisarem, não têm essa possibilidade. Reduzir as faltas dos professores também tem impacto direto no aprendizado e na motivação dos estudantes, especialmente dos mais vulneráveis.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Remuneração do professor
A literatura especializada indica que, num conjunto de potenciais professores, quanto maior é o salário oferecido, mais atrativa a ocupação se torna aos indivíduos mais qualificados. Depois que os professores foram selecionados, os aumentos salariais vinculados ao desempenho em sala de aula impactam mais significativamente o aprendizado dos alunos.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
Concorrência entre escolas
A concorrência entre escolas é uma das políticas usualmente defendidas para aumentar a eficiência na alocação dos recursos destinados à educação. Para que ela aconteça, é necessário que as famílias tenham liberdade de escolha, o que ainda não ocorre no ensino público brasileiro.
Veja estudos e pesquisas sobre o assunto
versão para impressão versão para impressão

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br