O que importa para o aprendizado escolar


Biblioteca escolar

Resumo - Notas Técnicas - Bibliografia

Tradicionalmente, a biblioteca é considerada um dos insumos mais importantes na definição da qualidade de uma escola. Seu impacto, no entanto, depende de uma série de fatores que não são levados em consideração pelos estudos, como a qualidade do acervo e a frequência com que a comunidade escolar recorre a ele.

As poucas evidências disponíveis não confirmam a hipótese de que as bibliotecas sejam mais relevantes para as crianças menos favorecidas, que não têm acesso a livros em suas casas.

IMPACTO

Análises transversais, que comparam a média de aprendizado de escolas com e sem biblioteca em um determinado momento, revelam que os alunos com acesso a biblioteca na escola tendem a apresentar proficiência mais elevada. Por outro lado, análises mais confiáveis, baseadas em estudos longitudinais, que comparam o ganho de aprendizado em escolas com e sem biblioteca ao longo do tempo, mostram um impacto direto não significativo estatisticamente. Os poucos estudos disponíveis, no entanto, não levam em consideração informações relevantes para o aprendizado dos alunos, como o tamanho e a qualidade do acervo e seu grau de utilização.

Vale ressaltar que o fato de o impacto depender do grau de utilização não significa que só se beneficiam da biblioteca os alunos que a utilizam. Na verdade, as bibliotecas tendem a ter seu impacto propagado por toda a comunidade escolar.

Outras pesquisas mostram que a biblioteca escolar não tem impacto mais relevante sobre crianças de famílias socioeconomicamente menos favorecidas, que em princípio têm menos acesso a livros em casa. A evidência disponível, embora seja esparsa, indica o contrário: o impacto é maior entre os estudantes menos vulneráveis, seja porque seu ambiente familiar lhes garante outros recursos que, combinados à biblioteca, fazem-nos aprender mais, seja porque eles utilizam mais esses espaços.

POSSIBILIDADES DE AÇÃO

Em suma, não basta que a escola tenha biblioteca. É importante que pais e demais membros da comunidade escolar incentivem as crianças a utilizá-la mais intensamente.

Às escolas, cabe estabelecer rotinas e práticas de utilização das bibliotecas com estratégias voltadas ao aprendizado dos alunos. Os professores precisam dar atenção especial às crianças mais vulneráveis para estimulá-las e apoiá-las no uso desses espaços, como forma de compensar as desigualdades de aprendizado.

Às Secretarias de Educação, cabe estabelecer padrões, investir na qualidade do acervo e implementar políticas de utilização das bibliotecas escolares já existentes, incentivando seu uso pelos alunos durante o horário regular e em turno expandido ― ou mesmo abrindo as suas portas para a comunidade em horários alternativos.

Texto elaborado com base em estudo de Ricardo Paes de Barros





Impresso de:

Data:

versão para impressão versão para impressão Baixar Tabela

Impacto esperado

1%

do aprendizado típico em 1 ano Critérios

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br