O que importa para o aprendizado escolar


Dever de casa

Resumo - Notas Técnicas - Bibliografia

Entre as práticas de ensino adotadas pelo professor em sala de aula, uma das mais tradicionais é passar dever de casa para os alunos. Seus defensores argumentam que, quanto maior a exposição dos estudantes ao conteúdo, maior sua fixação. As evidências científicas confirmam a importância de o professor passar e corrigir dever de casa.

IMPACTO

Não existe consenso sobre a magnitude do impacto do dever de casa sobre o desempenho dos alunos. Todos os estudos, no entanto, encontram um impacto positivo. Apesar de o impacto ter sido registrado tanto entre alunos com boa situação socioeconômica como para aqueles em situação mais vulnerável, seu efeito é um pouco maior entre os primeiros. Uma das possíveis explicações para isso pode estar relacionada à atitude dos pais: o incentivo e a ajuda nos estudos incrementam o resultado dessa prática.

As pesquisas demonstram ainda que o efeito do dever de casa é maior quando o professor faz a correção. Os estudos, no entanto, não são conclusivos sobre se essa correção é mais eficaz quando realizada junto com os alunos, na sala de aula, ou somente pelo professor.

POSSIBILIDADES DE AÇÃO

Dado o impacto atribuído pelos estudos ao dever de casa e à sua correção pelos professores, as escolas devem estabelecer rotinas e os pais devem cobrar a frequência dessa pratica.

Além de estimular ― e acompanhar ― a realização das tarefas, os pais também precisam, na medida do possível, priorizá-las, oferecendo a seus filhos condições (espaço silencioso, iluminado etc.) para executá-las.

Texto elaborado com base em estudo de Cristine Campos de Xavier Pinto





Impresso de:

Data:

versão para impressão versão para impressão Baixar Tabela

Impacto esperado

1%

do aprendizado típico em 1 ano Critérios

COPYRIGHT 2010, Site da qualidade na educação, Brasil SA

www.qualidadenaeducacao.org.br